VOCÊ CONHECE O CORDEL ?

VOCÊ CONHECE O CORDEL ?

QUE TAL FALAR SOBRE A HISTÓRIA DO CORDEL PARA AS CRIANÇAS E FAZER UMA ATIVIDADE BEM LEGAL.

HISTÓRIA

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.

No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas.

As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
  
IDEIA DE BRINCADEIRA
Explique o que é uma xilogravura, no texto acima fala um pouco, e mostre alguns exemplos, abaixo desse post temos alguns exemplos. Peça para as crianças criarem uma xilogravura, representando alguma coisa ou algo que gostem, por exemplo, um tipo de brincadeira, como Jogo da Velha Humano. Seria um desenho de várias crianças brincando no jogo da velha. Não é comum a xilogravura ser colorida, mas não impede que as xilogravuras criadas pelas crianças não sejam







Boa sorte educador


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O melhor do Jogo do KIM - Aplicado de maneira eficiente

TREM *Novo

4 - Sites legais para ver brincadeiras